O Instituto Augusto Abou é uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em 23 de novembro de 2019, resultado de 10 anos de trabalho voluntário focado na Doação de Medula Óssea. A história do instituto começa em janeiro de 2009, quando Augusto Abou Jokh Gomes, o Guto, à época com 17 anos, foi diagnosticado com Leucemia (LMA).
Após dois meses de tratamento, uma única indicação: o Transplante de Medula Óssea (TMO). Havia então duas possibilidades: a irmã, com 25% de chance de compatibilidade, ou encontrar um doador compatível no Banco Nacional de Doadores, onde as chances eram de um a cada 100 mil pessoas. cadastradas. Lamentavelmente, o resultado dos exames da irmã foi negativo e no banco de dados também não foi encontrada compatibilidade, principalmente por ser um banco pouco conhecido, com baixa adesão – aproximadamente 900 mil cadastrados, ou seja, somente nove pessoas poderiam ser compatíveis.
Diante desta realidade e passando por tratamento paliativo, Guto reuniu forças para realizar campanhas e palestras com o objetivo de mudar o cenário, tentando conscientizar as pessoas para a importância de se cadastrarem no Banco Nacional de Doadores e, assim, poder doar vida a quem precisa de Transplante de Medula Óssea. Infelizmente, depois de oito meses perdemos o nosso guerreiro. O Guto partiu, mas deixou seu exemplo da luta, o que serviu de inspiração para que seu pai, Reinaldo Gomes, e sua família, continuassem o trabalho.
Foi a saudade que os impulsionou a atender às solicitações de palestras gratuitas na Santa Casa de Misericórdia, na Associação da Medula Óssea (Ameo) e em outras instituições, além da organização de campanhas de doação de sangue, plaquetas e Medula Óssea, e colaborar com Casas de Apoio e pacientes nas mais diferentes necessidades.
A causa tornou-se maior e nasceu então o Instituto Augusto Abou com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado. Mas agora regulamentado e com a finalidade de atender famílias de pacientes que, além de terem de enfrentar uma grave doença, ainda passam por dificuldades financeiras e vivem em condições precárias de moradia, a maioria com renda de até um salário mínimo.
O trabalho do Instituto Augusto Abou consiste em atender famílias, fornecendo leite, carne, transporte, cestas básicas e medicamentos, entre outras necessidades. O Instituto também se dedica a realizar desejos e sonhos de pacientes que passam por tratamento paliativo, aqueles que não têm possibilidade de cura. Os benefícios oferecidos aos pacientes se originam de doações e realização de eventos, como bingos, jantares etc. O Instituto Augusto Abou também se dedica à causa com a realização de palestras gratuitas, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de Doação de Medula Óssea, Sangue e Plaquetas, visando aumentar o número de cadastrados no Banco Nacional de Doadores, aumentando as chances de encontrar um doador compatível.
Colabore com esta causa. Divulgue, doe, seja um parceiro na Luta contra o Câncer.